Como as Estampas Exclusivas podem fazer a diferença para a sua marca

September 4, 2017

As estampas muito frequentemente são o principal atrativo de uma coleção de moda. Principalmente no mercado de moda casual, que tem necessidade de novidades rápidas, as estampas são o item de diferenciação mais eficiente.

 

Através de estampas bem pensadas, também se torna possível a construção de uma identidade de marca mais sólida, e se torna mais fácil a comunicação com o público. E, como vemos em grandes marcas, ter uma identidade bem formada e estilo constante, leva à maior fidelização dos clientes.

 

 

Reconhecemos facilmente algumas marcas que apostam nas estampas como diferencial do seu estilo: 

 

Estampas são também um meio de comunicar os temas escolhidos para cada coleção. A definição do tema ajuda a criar uma coleção com unidade e coerência, facilitando a coordenação entre peças e a própria organização das peças nos pontos de venda. E mais uma vez, as estampas são a forma mais visível de mostrar este tema para o público, e despertar desejo, além de fazer um link entre as campanhas de comunicação e as coleções criadas.

O desfile de Inverno 17 de Mary Katranzou, com estampas inspiradas no filme Fantasia de Disney 

 

Além de garantir peças únicas e com o estilo e tema da marca, outro ponto é a originalidade das artes. 

 

É comum vermos artes tiradas da internet e pouco ou nada alteradas para a aplicação em estampas. Algumas facilmente reconhecidas por serem imagens muito divulgadas. Não se trata apenas de falsificações de marcas famosas, mas da apropriação de trabalhos de designers e artistas que publicam em redes sociais.

 

As empresas que comercializam este tipo de imagens correm riscos de processos relativos a uso indevido de propriedade intelectual, como já vimos algumas vezes em notícias até mesmo de grandes marcas, como este caso da Zara que ficou bastante conhecido.

 

Algumas vezes estas imagens tiradas da internet são utilizadas como elementos de estampas, mesmo que não por desonestidade, mas falta de conhecimento de que isso também se trata de apropriação de artes que pertencem a outros designers.

 

Mas é muito importante lembrar que assim como a internet facilita a pesquisa e download de imagens, também permite que artistas identifiquem seu trabalho sendo utilizado de forma não autorizada em qualquer parte do mundo. 

 

Por isso, é sempre bom contar com bons profissionais para a criação, além de assegurar a propriedade e exclusividade das artes utilizadas. Fiquem ligados para um próximo post sobre propriedade intelectual e dicas de como registrar artes e estampas.

 

Entre em contato para briefings de coleções ou conhecer mais estampas em catálogo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O dia que voltei aos Tingimentos Naturais

March 31, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

May 3, 2018

September 19, 2017

September 9, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags