Tendências de Estampas do Inverno 2017

March 20, 2017

Em uma breve análise dos destaques de todas as Semanas de Moda da temporada de Inverno 2017, podemos ter uma ideia do que se repetiu e que poderá ser tendência para o próximo inverno por aqui.

 

 

Começando por uma tendência recorrente, que foi a releitura de padrões clássicos. A desconstrução de xadrezes e listras em Londres e Paris e os padrões de tweed e tartan misturados a florais ou interferências digitais, principalmente em NY e Milão. Além disso, várias coleções em todas as Semanas de Moda ainda apostaram em florais vintage e padrões clássicos de interiores, como já vinha acontecendo em temporadas passadas, mas sempre com algo a mais, como misturas de padrões, cores inusitadas, desconstrução e interferências.

 

 

Esta volta ao tradicional também se reflete nas referências a técnicas de tingimentos, muitas vezes com aspecto de artesanais, em peças com tingimentos de tie dye e batik, e várias usando novamente os ombrés.

 

 

Em relação aos motivos, as estampas de inspiração oriental continuam dominando. Vêm menos óbvias, algumas vezes em misturas de padrões e referências a diferentes culturas asiáticas, além da tradicional japonesa. Mas as cenas clássicas de block prints japoneses também aparecem, assim como algumas imagens tradicionais de florais aquarelados.

 

 

Estampas figurativas de pássaros e penas apareceram em diversos desfiles e de várias formas diferentes. Em localizados ou corridos, entre as imagens orientais, ou como apliques em algumas das coleções que usaram pombos como símbolos de paz, ou mesmo penas misturadas às tradicionais Animal Prints

 

 

Entre os florais, as rosas se confirmaram como possível principal tendência deste Inverno. Estão presentes em coleções de todos os estilos, desde os mais clássicos e vintage, até em peças mais modernas. Também aparecem em estampas localizadas, corridas, bordados e acessórios. Definitivamente veremos rosas no próximo inverno.

 

 

Uma tendência interessante deste Inverno para os florais são os Florais Tiki. Uma tendência vintage, por vezes considerada kitsch, e tradicionalmente mais popular no verão e beachwear. São florais já mencionados aqui, com temas geralmente tropicais e desenhos mais simplificados, em duas ou três cores, como as camisas havaianas de antigamente. Estiveram presentes em peças mais elaboradas fazendo também um contraste clássico x moderno. Pelos temas tropicais e afinidade com o Beachwear, é bem possível que apareçam por aqui também no próximo verão.

 

 

Nos florais, também apareceram estampas com traços mais manuais e soltos como aquarelados ou linhas com aparência de desenhadas à mão. Este tipo de florais também costuma ser mais comum em temporadas de Verão, mas neste Inverno vêm, por vezes, com fundos mais escuros e tons mais fortes, em looks mais marcantes e modernos.

 

 

Ainda com esta inspiração Artsy, muitos abstratos com pinceladas ou manchas de tinta, em estampas algumas vezes lúdicas e em outras mais dramáticas em coleções que mostravam certa rebeldia.

 

 

Neste Inverno também não poderíamos deixar de citar os manifestos, que se destacaram em passarelas de todas as cidades, e já estavam sendo parte esperada de alguns desfiles. Esta tendência diz, não só sobre as ideias de cada marca, como talvez uma tendência maior sobre personalização de peças com intenções dos consumidores, uma maior customização na criação, com intervenções que cada um gostaria de fazer para comunicar seu próprio estilo. Mesmo em coleções que não se posicionaram por uma causa, foi possível ver estampas localizadas com aparência de colagens, peças inspiradas em Street Wear e produções que misturavam referências da cultura de rua a peças mais formais. Além do uso da tipografia em estampas corridas, que não necessariamente levavam uma mensagem. O São Paulo Fashion Week já aconteceu na última semana, e parece ter confirmado algumas destas tendências, com as t-shirts de frases e "happenings" em passarelas.

 

  

 

Como se inspirar nestas tendências? 

Tradicionalmente, as marcas brasileiras pesquisam as temporadas internacionais para a criação da próxima coleção, ou seja, os desfiles de Inverno 17 na Europa e EUA influenciariam as coleções brasileiras de Inverno 2018. Mas o mercado tem mudado, com a mudança de comportamento dos consumidores, que agora também assistem a todos os desfiles em tempo real, com a criação das coleções "See now/ Buy now" que já entregam algumas peças imediatamente após o desfile, e até mesmo com a maior liberdade criativa das marcas, que não se prendem mais tanto ao que "é tendência". Assim, os desfiles hoje são mais uma confirmação de pesquisas anteriores de comportamento, e do que já está sendo visto e desejado.

Sobre a influência na moda brasileira, continua acontecendo, mas de forma mais rápida, tanto que o calendário de desfiles nacionais também mudou recentemente para atender a rapidez com que o público deseja novidades e informações baseadas no mercado internacional. Assim, já podemos esperar algumas referências a estas tendências já nas próximas coleções que estarão em lojas, mas também, pela própria diferença de clima, estas influências ainda duram por mais uma estação.

 

Para marcas que já procuram estampas para o Inverno 2018, já estão sendo desenvolvidas! Entre em contato para ver novos designs do catálogo ou planejar sua coleção exclusiva!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O dia que voltei aos Tingimentos Naturais

March 31, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

May 3, 2018

September 19, 2017

September 9, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload