Tendências de Estampas da NYFW - Outono 2017

February 22, 2017

Quais foram os destaques nas estampas da última Semana de Moda de Nova York?

 

 

O Ativismo:

Primeiro, é impossível falar desta edição sem lembrar das t-shirts e outras peças com estampas de protesto. Definitivamente, as frases de ordem, que vêm e vão na moda atual, desta vez estão presentes em mais coleções, e têm uma grande razão de ser, devido ao momento político mundial e principalmente dos Estados Unidos. Há algumas temporadas já vemos designers usando as passarelas para passar suas mensagens, e este ano, ficou claro que este é o foco de NY. Já há até alguns questionamentos se esta utilização dos manifestos pela moda seria mesmo positiva, levando a mensagem a novos públicos, ou negativa, como forma de banalizar o discurso (sobre o alcance e profundidade deste protesto, no entanto, fica assunto para um próximo post). De qualquer forma, até isso é sinal de que as frases chamaram mesmo a atenção de um público diferente do das passarelas, e prova de que estarão em alta por mais algum tempo. E claro, o público brasileiro também tem motivos de sobra para aderir.

 

 

Mas vamos às demais tendências. 

Junto com o ativismo, várias coleções também mostraram influências Grunge (com destaque para a homenagem direta da R13 a Kurt Cobain, que faria 50 anos perto desta semana de moda) e, como não poderia faltar quando se fala de anarquismo, tartans e leves referências à estética Punk.

 

 

Nessa linha, também voltam a aparecer os camuflados, usados de forma desconstruída e mais lúdica. com cores diferentes. Os camuflados também estão bastante presentes nas coleções de Londres, que serão publicadas em breve.

 

 

Também voltando (ou resistindo) de algumas temporadas passadas, vemos em várias coleções a influência oriental, principalmente na estamparia, mas também em detalhes de modelagens. Alguns destaques para os padrões complexos inspirados em Block Prints Japoneses, com cenas clássicas de paisagens, dragões e florais orientais.

 

 

Por falar em Block Prints... A NYFW trouxe também referência a outras técnicas tradicionais de estamparia artesanal, como os tingimentos naturais, com as técnicas de Shibori ou Tie Dye, Batik e outras. Vemos alguns padrões indianos clássicos do Batik, por vezes em releituras em peças modernas, e outras utilizando os tingimentos em sua forma mais tradicional, o que pode estar mostrando o interesse pela volta às origens, e uma preocupação com as técnicas sustentáveis na moda. Está claro que esta é uma preocupação de cada vez mais consumidores, e já é uma tendência crescente. Mais uma vez, a semana de NY se mostra conectada com preocupações do mundo além das passarelas. E esta conexão foi seu principal destaque este ano.

 

 

O que volta também, após algumas temporadas sem muito destaque são os Animal Prints. Ainda que desta vez usados de formas menos óbvias, e também lúdicas, misturados a outros padrões ou organizados em listras, apareceram em diversas coleções e estilos.

 

 

Falta, claro, falar dos florais, sempre presentes. 

 

Os padrões inspirados em motivos clássicos, com aparência de tecidos de interiores, tão presentes nas temporadas passadas, ainda aparecem, mas em menos coleções, e usados de forma mais leve.

 

 

Voltam os florais aquarelados, em desenhos mais fluidos, como os que geralmente vemos no verão, mas apresentados agora em fundos escuros, ou com cores mais fortes e contrastantes,

 

 

E finalmente, o grande destaque entre os florais foram as Rosas. Aparecendo em todas as formas e padrões, clássicos ou desconstruídos, gráficos, pintados à mão, românticos ou modernos. É estação de rosas!

 

Em breve, veja mais sobre as tendências das próximas Semanas de Moda, e o melhor da temporada de Outono/Inverno 2017.

 

*Fonte das Imagens: Vogue.com

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O dia que voltei aos Tingimentos Naturais

March 31, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

May 3, 2018

September 19, 2017

September 9, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags